Destaques

A toxina Botulínica pode causar alergia no paciente?

A toxina Botulínica pode causar alergia no paciente?

28 janeiro 2020

Sim. Apesar de rara, reações alérgicas à toxina botulínica podem acontecer. Com o aumento do mercado de estética a demanda por procedimentos estéticos cresceu, com isso não é anormal encontrar pessoas que tiveram reações alérgicas ao procedimento.

A toxina botulínica é uma proteína e neurotoxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum, uma das suas ações é inibir a contração muscular. Trata-se de um procedimento minimamente invasivo, com registros de poucas reações adversas como processos alérgicos que são muito raros.

Por isso é importante uma conversa com o cliente para saber se há histórico de alergia a produtos, cremes, medicamentos de uso tópico e alimentos. O cliente deve ser bem orientado quanto ao uso de produtos tópicos, antes e após o procedimento. Até o uso de cosméticos como maquiagens, cremes, protetor solar com base, loções entre outros que os clientes costumam usar, dependendo dos casos podem provocar reações como vermelhidão, irritação e até pontos inflamados, isso porque alguns produtos possuem em sua composição elementos que podem provocar reações alérgicas.

Durante um ou dos dias os locais onde foram aplicadas a toxina botulínica não estão cicatrizados e por menores que sejam podem ser porta aberta a produtos que podem provocar reações alérgicas. Por isso é preciso ser cuidados com o que o paciente passa no rosto após o procedimento.

Caso ocorra reação alérgica há medicamentos que tratam a inflamação da pele e em pouco dias a situação é normalizada.